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Feedback

FEEDBACK é uma ferramenta poderosa que potencializa o desenvolvimento humano. Ocorre pela troca de informações e percepções, bem como pelo estabelecimento de novos acordos visando o ajuste ou reforço de desempenho e performance de uma pessoa. Desta forma, utilizamos esta ferramenta para:

· Orientação de mudança frente a uma ação ou a um comportamento específico; e

· Reconhecimento positivo de ação ou de um comportamento específico para reforço e manutenção.

Há, comumente, 4 tipos diferentes de feedback, sendo apenas os dois primeiros práticas assertivas para gestão dos relacionamentos:

· Positivo – valorização para repetição do comportamento;

· Corretivo – orientação para mudança do comportamento;

· Ofensivo – desrespeito que gera desprezo; e

· Insignificante – sem resposta: vago e genérico que acaba não repercutindo efeitos.

Uma técnica que auxilia a condução das nossas conversas é o PCP. Um fator importante na sua aplicação é o estabelecimento prévio de um ambiente emocionalmente seguro. Também é de extrema relevância para o sucesso, o entendimento mútuo de que a ação proposta é genuína, isto é, que há confiança no outro e no seu potencial de desenvolvimento – veja o detalhamento no quadro abaixo:

 

 

Lembre-se de trabalhar a escuta, de também estar aberto e solicitar feedbacks e de utilizar a técnica de perguntas do coach, onde há o estímulo para que o interlocutor chegue à conclusão pela sua reflexão e não por uma afirmação.

Desejamos que sua comunicação seja o motor propulsor dos seus relacionamentos. Muito sucesso em suas conversas!

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Elisabete Alves

Elisabete Alves

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