FEEDBACK é uma ferramenta poderosa que potencializa o desenvolvimento humano. Ocorre pela troca de informações e percepções, bem como pelo estabelecimento de novos acordos visando o ajuste ou reforço de desempenho e performance de uma pessoa. Desta forma, utilizamos esta ferramenta para:
· Orientação de mudança frente a uma ação ou a um comportamento específico; e
· Reconhecimento positivo de ação ou de um comportamento específico para reforço e manutenção.
Há, comumente, 4 tipos diferentes de feedback, sendo apenas os dois primeiros práticas assertivas para gestão dos relacionamentos:
· Positivo – valorização para repetição do comportamento;
· Corretivo – orientação para mudança do comportamento;
· Ofensivo – desrespeito que gera desprezo; e
· Insignificante – sem resposta: vago e genérico que acaba não repercutindo efeitos.
Uma técnica que auxilia a condução das nossas conversas é o PCP. Um fator importante na sua aplicação é o estabelecimento prévio de um ambiente emocionalmente seguro. Também é de extrema relevância para o sucesso, o entendimento mútuo de que a ação proposta é genuína, isto é, que há confiança no outro e no seu potencial de desenvolvimento – veja o detalhamento no quadro abaixo:
Lembre-se de trabalhar a escuta, de também estar aberto e solicitar feedbacks e de utilizar a técnica de perguntas do coach, onde há o estímulo para que o interlocutor chegue à conclusão pela sua reflexão e não por uma afirmação.