Início  /  Blog

Aprendizados

Não a conheci, porém, ela vive em mim. Fala comigo, cochichando ao meu ouvido, me guiando pelas estradas da vida.

Juntas, caminhamos pelos campos, subimos montanhas, nadamos em rios e mares, tomamos banhos em lindas cachoeiras e corremos pelas matas.

Com ela, e através dela, vejo flores, insetos, aves, enfim, todos os tipos de vida, com olhos de amor e muito respeito.

E a minha paixão por cristais também está ligada aos ensinamentos dela, que os usava para energizar, limpar e curar as pessoas que lhe pediam ajuda. Ela me ajudou a aprender sobre as suas cores, formas, desenhos e propriedades curativas.

De mãos dadas, quando vamos colher ervas medicinais, ela me conta que estas plantas maravilhosas doam sua energia vital para nos curar! Com naturalidade, ela me ensina a segurar as ervas, sentir sua energia e seu aroma e sempre me mostra plantações para que eu entenda que nosso alimento não nasce nas prateleiras dos mercados, mas vem da terra que nos sustenta.

Aprendi com ela a escutar o silêncio, no entanto, quando quebrado pelos sons dos animais, pelo farfalhar das folhas, pelo ir e vir das ondas do mar, pelas cachoeiras, pelos trovões, dentre tantos outros sons, todos os tipos de manifestações são importantes. Tudo isto ela me mostrou, pois me ensinou a observar a natureza.

Andar descalço e tomar chuva não nos adoece! É cura! É bênção! Aprendi! 

Unidas, respeitamos o sol, a chuva, o vento, o dia e a noite e adoramos os mistérios do céu noturno, momento que olhando para a profundidade da noite, com ela, oro em silêncio, nada pedindo, mas somente agradecendo. Agradecendo por todas as lições.

Tudo isto e muito mais, ela me ensinou e me ensina, dia a dia.

Maria Curandeira era seu nome para os familiares. Ela, cujo nome em Tupi-Guarani não me lembro, foi minha bisavó paterna que nasceu no final dos anos de 1880 no norte de Minas Gerais, por quem tenho imenso carinho, respeito e gratidão!

O texto faz parte da Coletânea ORIGINARIAS – A força criativa do legado feminino, organizado pela AJEB – ASSOCIAÇÃO DAS JORNALISTAS E ESCRITORAS DO BRASIL

Compartilhe por aí:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Sonia Regina Barros

Sonia Regina Barros

Intenciona levar as pessoas a repensarem as crenças relacionadas ao aprendizado que as limitam nesta caminhada, fazendo-as notar cada passo dado rumo à mudança e ao crescimento.

Deixe um Comentário