Jogos
Aprender de forma prática, no uso, na vivência, apesar de um preceito antigo da Andragogia - ciência que estuda a educação para adultos - essa é uma tendência atual que não deixará mais de ser relevante e prioritária nas escolhas das lideranças e equipes de gente para desenvolvimento das pessoas.
Jogos digitais, tabuleiros, cartas, dinâmicas e outros vários formatos contribuem para incluir a ludicidade tão importante no nosso cotidiano, quanto o gatilho dos nossos comportamentos mais instintivos, ou seja, aqueles que realmente se fazem presentes no nosso dia a dia. Isso porque quando estamos descontraídos e relaxados ficamos mais a vontade para nos expressar e responder conforme nossas crenças e conhecimentos.
E jogos não são pegadinhas para pegar pessoas
Estabelecer um ambiente emocionalmente seguro
Estabelecer um ambiente emocionalmente seguro
Promover embasamento e alinhamento sobre o tema
Promover embasamento e alinhamento sobre o tema
Acordar as regras de convivência
Acordar as regras de convivência
Realizar um debriefing
Realizar um debriefing
Jogar é estimulante, e pode fortalecer as competências e comportamentos que a sua empresa e instituição mais valoriza, é isto mesmo, podemos reforçar a colaboração, a cocriação, a inovação e muitas outras frentes importantes.
Nós da Arquitetura RH temos paixão por jogos e, por isso, desenvolvemos alguns que são transacionais, ou seja, são aplicáveis a todos os grupos que pretendem aumentar seu conhecimento.
Assim como customizamos jogos especificamente para cada empresa, desde a criação da logo, até a inserção da cultura e das diretrizes na dinâmica a ser estabelecida e tem mais, fazemos isso trocando ideias e possibilidades junto à empresa e instituição.
Comunicação Assertiva
Para melhorar a conexão nas relações interpessoais para que os diálogos sejam especialmente assertivos, transparente e respeitosos. As pessoas são convidadas a se organizar em grupos e o jogo é conduzido com simulações a partir da facilitação da consultoria.
Uma primeira situação é iniciada e um participante do grupo se disponibiliza para realizar a tratativa, durante o desenrolar do caso os(as) demais participantes votam com as cartas “conexão” e “desconexão” avaliando a qualidade da condução do(a) colega, toda vez que houver uma desconexão o participante retoma ao seu lugar e o outro grupo dá sequência na resolução da situação.
Há momentos riquíssimos de debriefing e diálogo sobre técnicas e abordagens.
Saúde Emocional
Um jogo de cartas que pode ser aplicado com grupos maiores ou menores e muito indicado para liderança e equipes de gestão de gente.
Pautado em situações reais, os(as) participantes precisam avaliar o contexto e decidir qual a atitude mais adequada para cada enredo, podendo ser: não intervir, continuar observando, tentar uma aproximação, realizar uma abordagem direta, pedir ajuda, demitir ou tentar outra abordagem.
Após a escolha e sua respectiva justificativa uma carta com informação complementar a situação é apresentada, permitindo um entendimento mais amplo sobre a aderência ou não da escolha feita.
Tabuleiro da Liderança
Inspirado nos estudos da Liderança Situacional de Hersey e Blanchard, este é um jogo completo para ser experienciado coletivamente.
As pessoas são divididas em grupos e representadas por símbolos no tabuleiro, por meio do jogo dos dados avançam casas e se deparam com diferentes desafios, sendo eles: análise de cases, questões técnicas sobre a teoria e simulações.
Toda vez que o grupo é bem sucedido no seu desafio ele ganha pontos e avança mais casas, o primeiro a cruzar a linha de chegada é o vencedor.
Este jogo também disponibiliza cartas que podem alavancar ou diminuir o desempenho dos outros grupos, pode ser uma competição ou colaboração, seu time irá decidir! Ainda que um grupo ganhe, todos vencem e aprendem.